O Efeito das Cores para Sua Marca
Esse artigo está publicado neste originalmente neste blog em 28 de setembro 2018. Revisado em 01 de março de 2024.
A comunicação humana é diversa, profunda e acontece de muitas maneiras que por vezes nem nos damos conta, uma delas é através das cores que desempenham um papel fundamental nesse processo. Elas são capazes de transmitir emoções, induzir sensações e nos inspirar a realizar ações.
Em poucos segundos, conseguimos imprimir e expressar muito sobre nosso modo de ser e o que simbolizamos nessa vida.
As cores exercem um papel tão significativo em nossa comunicação que um estudo chamado Psicologia das Cores, revela como nosso cérebro identifica e transforma as diferentes sensações que elas causam em cada pessoa, por isso entender como usá-las em razão do nosso favor é importante.
No marketing, pensar em estratégias ocultas ao produto ou serviço é fundamental para que os estímulos oferecidos estejam de acordo com a mensagem que se quer provocar no consumidor. Dessa maneira, não é por acaso que embalagens bonitas nos causam sensação de bom ânimo ou mesmo quando estamos em busca de consumir algum alimento, a qualidade do um produto é inicialmente procurada em sua aparência, seguidos do aroma e por último o sabor.
Apesar de muitos empreendedores ou profissionais liberais, não se deterem a tais fatos diante de tantas outras decisões a serem tomadas, o trabalho de branding é um projeto que pode te ajudar a produzir melhores resultados por meio de iniciativas simples.
Não por acaso que nós enquanto consumidores, já estamos acostumados a ligar as cores a determinados tipos comportamentos ditados por marcas consolidadas no mercado. Alguns exemplos: o vermelho da Coca-Cola nos transmite energia. O amarelo do Mac Donald’s, a positividade. O colorido da Google nos lembra sobre a diversidade.
E isso acontece porque, ao olhar para a cor de uma marca automaticamente somos levados as impressões que ela nos causa sobre o seu posicionamento de mercado, ou seja, conforme valores que a marca qualifica como importantes, as pessoas julgam se estão de acordo com seus interesses e assim optam por consumir ou não.
Veja algumas dicas sobre os significados de cada cor:
– Vermelho: enérgico, apaixonado, dinâmico.
– Cinza: prático, eficiente, profissional.
– Amarelo: inovador, radiante, agradável.
– Verde: suave, fértil, próspero.
– Azul: calmante, confiável, divertido.
Além dessas faladas acima, há ainda as variações de tons, e cada tonalidade também tem uma interpretação.
Por tal motivo que a escolha das cores para uma marca não pode ser visto como algo sem importância, que se escolhe conforme a cor do time de futebol ou ainda preferência ao se vestir. As cores da marca também representam como a empresa pensa e têm que estar alinhadas aos objetivos e mensagem que se deseja comunicar.
*Fonte de pesquisa “The Psychology of Color” da autora Carey Jolliffe
Gostou do assunto? Leia também:
- O que o Branding pode fazer por sua empresa
- Marketing Olfativo: qual cheiro define seu ambiente de trabalho?
- Aumente suas vendas com o Marketing de Relacionamento
- O que talvez você não saiba como causar uma boa impressão
- Como conquistar credibilidade. Dicas simples que mudam suas relações
Sou Flavia Machado Okuyama, professora e empreendedora na área de Educação Profissional. Na vida, busco contribuir para que mulheres façam melhores negócios.
Quer receber meus conteúdos? Clique aqui e não perca as novidades.