Já é primavera, a estação das cores e com elas nos comunicamos sem verbalizar. As cores transmitem emoções, induzem sensações, nos inspiram e em uma fração de segundos as cores traduzem o que desejamos dizer sobre nós e a nossa marca.
As cores exercem um papel tão significativo em nossa comunicação que um estudo chamado psicologia das cores, revela como nosso cérebro identifica e transforma as diferentes sensações que elas causam em cada pessoa, por isso entender como usá-las é importante.
Para o marketing, pensar em cada detalhe, mesmo aqueles que estão ocultos ao produto ou serviço é fundamental para que os estímulos oferecidos estejam de acordo com a mensagem que se quer provocar no consumidor. E cá para nós, a embalagem é a primeira impressão, não por acaso que quando estamos em busca de consumir algum alimento, a qualidade do um produto é inicialmente procurada em sua aparência, depois vem o aroma e o sabor. Por isso, apesar de muitos empreendedores ou profissionais liberais, não se deterem ao fato, diante de tantas outras decisões a serem tomadas, o trabalho de branding é um projeto que pode te ajudar a produzir melhores resultados.
E também não por acaso que nós enquanto consumidores, já estamos acostumados a ligar as cores a determinados tipos comportamentos ditados por marcas consolidadas no mercado. Alguns exemplos: o vermelho da Coca-Cola nos transmite energia. O amarelo do Mac Donald’s, a positividade. O colorido da Google nos lembra sobre a diversidade. E isso acontece porque, ao olhar para a cor de uma marca automaticamente somos levados as impressões que ela nos causa sobre o seu posicionamento de mercado, ou seja, conforme valores que a marca qualifica como importantes, as pessoas julgam se estão ou não de acordo com seus interesses e assim optam por consumir ou não.
Veja algumas dicas sobre os significados de cada cor:
– Vermelho: enérgico, apaixonado, dinâmico.
– Rosa: alto astral, estimulante, vibrante.
– Laranja: feliz, brilhante, comunicativo.
– Marrom: seguro, durável, tradicional.
– Amarelo: inovador, radiante, agradável.
– Verde: suave, fértil, próspero.
– Azul: calmante, confiável, divertido.
– Lilás: romântico, curativo, misterioso.
– Cinza: prático, eficiente, profissional.
– Preto: poderoso, elegante, invulnerável.
Além dessas faladas acima, há ainda as variações de tons, e cada tonalidade também tem uma interpretação. Por isso, a escolha das cores para uma marca não pode ser visto como algo sem importância, que se escolhe conforme a cor do time de futebol ou ainda preferência ao se vestir, as cores da marca também representam como a empresa pensa e têm que estar alinhadas aos objetivos e mensagem que se deseja comunicar.
*Fonte de pesquisa: “The Psychology of Color”- Carey Jolliffe
Gostou do assunto? Leia também:
- O que o Branding pode fazer por sua empresa
- Marketing Olfativo: qual cheiro define seu ambiente de trabalho?
- Aumente suas vendas com o Marketing de Relacionamento
- O que talvez você não saiba como causar uma boa impressão
- Como conquistar credibilidade. Dicas simples que mudam suas relações
Sou Flavia Machado Okuyama, trabalho com Marketing de Relacionamento porque acredito que as relações humanas são a peça fundamental para melhores negócios.
Gestora da Class Marketing, uma empresa que ajuda marcas a fazerem a diferença na vida das pessoas.
Quer receber meus conteúdos? Clique aqui e não perca as novidades.