Desenvolver o marketing nas redes sociais não só é uma tendência de mercado, mas é também um caminho sem volta em termos de divulgação, e as empresas que pretendem estar em evidência precisam se adaptar a esse novo cenário de marketing digital.
Um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo, o marketing online é um modo moderno de comunicação que possui uma mecânica própria. A tendência é criar uma aproximação com o consumidor. Ele difere totalmente das outras formas de divulgação, onde só a empresa fala e o consumidor ouve. As redes sociais são um canal ideal para criação de pontos de contato e a criação de laços de relacionamento com seu público. Por isso, é de suma importância que as empresas entendam essa diferença e se adaptem às novas realidades.
O uso correto das estratégias
O marketing nas redes sociais não funciona como um canal de busca, mas sim, um espaço onde se trabalha o marketing de relacionamento entre as empresas e os consumidores. E esse é o principal objetivo desse tipo de divulgação. As empresas que fazem suas páginas de modo aleatório devem cuidar para não cair na armadilha de transformarem seus perfis em meros murais de promoções, sem planejamento e interatividade.
Os profissionais de marketing digital desenvolvem as mensagens de forma dirigida, onde primeiro cria-se um ponto de contato com os potenciais clientes e só depois, de forma muito sutil, apresenta-se a ideia publicitária.
Também de nada adianta estar em todos os canais se o público que pretende atingir não está lá, ou ainda, se as empresas não sabem fazer o bom uso da linguagem daquele canal. As empresas especializadas tendem a pesquisar e indicar em quais redes vale a pena investir: Facebook, Instagram, Twitter, Google+, e todas as outras, observando o segmento de atuação da empresa.
Tempo e periodicidade
A campanha de marketing realizada dentro das redes sociais não se faz da noite para o dia. É necessário um tempo de maturação, logo quem investe deve se conscientizar que é uma ação de médio a longo prazo, já que estamos falando de relacionamento e não mídia tradicional.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a periodicidade. Toda semana a página deve ser atualizada com conteúdos relevantes e por vezes de forma leve, fugindo daquela abordagem apelativa e investindo mais em uma comunicação clara da marca ou produto para com o consumidor.
Sou Flavia Machado Okuyama, e trabalho com Marketing de Relacionamento com o Cliente, porque acredito que as relações humanas são a peça fundamental para melhores negócios.
Gestora da Class Marketing, uma empresa que ajuda marcas a fazerem a diferença na vida das pessoas.
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