O termo Branding está muito em alta no mundo do marketing e dos negócios, ele se origina da palavra brand, que significa “marca” em inglês. Mas afinal qual é a mágica dessa nova palavra? O que ela pode fazer para o crescimento de sua empresa?
Branding “consiste no conjunto de atividades que se destinam exclusivamente a gestão de uma marca”, ou seja, ele consiste no estudo profundo da sua marca e no que ela significa para o seu cliente.
As estratégias de branding ajudam a identificar a essência da sua empresa e transforma isso em diferenciação, com base nos seus valores e nas suas competências mais importantes. O branding sai do campo da propaganda e parte para a garantia de que a experiência de satisfação do cliente estará em todos os pontos de contato da empresa.
Quando você implanta as estratégias de branding corretamente, você para de anunciar o quanto é bom no que faz, e deixa que os clientes percebam e reconheçam o quanto você é importante para eles.
Ao contrário do que as vezes tem se visto por aí, onde as empresas apenas enfeitam os nomes de seus produtos ou serviços para justificar um aumento de preços, mas na prática continuam atuando da forma costumeira de sempre. Quem investe no serviço de consultoria em branding, sabe que sua ação é realmente profunda e detalhada, que vai desde da investigação do design até o gerenciamento constante da marca, com intuito de acompanhar suas expressões, otimizar relações com os públicos-alvo, e não apenas elevar o valor econômico, mas principalmente o valor de promessa da marca.
O branding potencializa suas vendas a partir do momento que engloba todas suas principais características na comunicação, o que gera percepção e expectativa no cliente. Isso vai desde o nome da organização, o logotipo, as cores, a filosofia e missão de trabalho até o seu comportamento diante das situações não previstas no dia a dia.
Apesar de hoje em dia não haver singularidade nos produtos ou serviços, é possível se destacar pela diferenciação. Cada marca é única e o branding revitaliza as suas particularidades.
E então como seu cliente lhe vê?
Gostou desse assunto? Então leia também:
- Aumente suas vendas com o Marketing de Relacionamento com o Cliente
- Clientes: Atrair x Fidelizar
- WhatsApp para negócios. Dicas eficazes de como usar a ferramenta
- Não importa o canal, para o cliente a marca é única
- A valorização da equipe e como isso se reflete no cliente
Sou Flavia Machado Okuyama, e trabalho com Marketing de Relacionamento com o Cliente, porque acredito que as relações humanas são a peça fundamental para melhores negócios. Gestora da Class Marketing, uma empresa que ajuda marcas a fazerem a diferença na vida das pessoas.
Quer receber meus conteúdos? Clique aqui e não perca as novidades.